Brincar

06-07-2020

Sobre brincar... 

É inegável a importância do brincar no desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. É a brincar que se conhece o mundo e a realidade, servindo para expressar o que não é acessível através da linguagem.

À criança falta, na maioria das vezes, a capacidade cognitiva, verbal e emocional para conseguir expressar o que sente e para transmitir a intensidade dos seus sentimentos. Usam por isso o brincar como forma de comunicação, tendo assim a oportunidade de expressarem os seus pensamentos, sentimentos e perceções que não conseguem exprimir por palavras.

É através da brincadeira que a criança primeiro observa, e depois imita, explora, manipula, encaixa, descobre, constrói e inventa (às vezes também destrói, nós sabemos).
É assim que a criança dá significado às suas dificuldades e experiências, ao mesmo tempo que treina competências e comportamentos, ajudando assim a clarificar o seu mundo interno, o conhecimento de si e dos outros e a melhorar a sua forma de comunicar.

Importa referir que a brincadeira exige reciprocidade. É importante e necessário que haja, por parte dos pais/educadores troca de brincadeiras, onde se movam corpos, se ouçam vozes e se troquem olhares! A interação dos pais transmite também segurança à criança, o que poderá facilitar os seus movimentos exploratórios desde muito cedo.

E posto isto, lembrem-se: brincar nunca será uma perda de tempo. Tal como a criança precisa de se alimentar para se manter nutrida, precisa também de brincar para que se desenvolva de forma saudável e para que consiga enfrentar o mundo.

Por isso já sabem, brinquem muito e deixem brincar! 

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade." - Lev Vygotsky

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