
Psicomotricidade
A Psicomotricidade é
uma área científica que estuda o psiquismo e a motricidade num todo global e
individual. Envolve a mediação corporal, expressiva e lúdica e pretende
harmonizar e maximizar o potencial motor, cognitivo e afetivo-relacional, isto
é, o desenvolvimento global da personalidade. Dirige a sua ação de
diagnóstico, prevenção e tratamento à criança e ao jovem, analisando-os através
do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
É sobre o "corpo em interação" (ação do sujeito) que a Psicomotricidade intervém.
O psicomotricista estuda e compensa condutas motoras inadequadas e inadaptadas, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de comportamento, desenvolvimento, maturação psicomotora, aprendizagem e de âmbito psico afetivo. Pode exercer a sua atividade profissional no âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo.
A quem se destina?
- Perturbações do desenvolvimento
- Imaturidade neuromotora
- Dificuldades de leitura e escrita (discalculia, disgrafia, dislexia, disortografia)
- Perturbações do comportamento e da aprendizagem
- Dificuldades na auto-regulação
- Défice de atenção e hiperatividade (PHDA)
- Perturbações do espectro do autismo
- Tiques, mutismo, gaguez
- Psicose infantil
- Dispraxias
Com que recursos?
É realizada numa sala própria com variados materiais promotores do desenvolvimento (cognitivo, motor, sensorial, relacional...) e através da utilização de modelos de intervenção e de técnicas específicas para cada caso clínico.
Quais as dinâmicas das sessões?
Pode ser individual ou em pequeno grupo, de acordo com a especificidade e o nível de cada quadro clínico. A duração de uma sessão de Psicomotricidade varia entre 40 a 50 minutos. O psicomotricista começa por fazer uma observação, através de um conjunto de testes standardizados e procedimentos de avaliação. Com base nas necessidades da criança, recolhidas através de um aprofundamento multidiscliplinar ( pediatra, pedopsiquiatra, neurologista, psicólogo, terapeuta da fala ou professor) é traçado um projeto terapêutico personalizado de determinada frequência e duração. Os diferentes objetivos são discutidos em continuidade com os outros profissionais, com o sujeito e com a família.
Rastreios
Com o objetivo de chegar a toda a população infantojuvenil (e onde o conceito faz sentido) realizamos rastreios em contexto escolar, sem qualquer custo e compromisso de acompanhamento futuro.

Apoios
Realizamos, sem exceção, um estudo individual da possibilidade de requerer apoios, sejam eles de que ordem forem, no sentido de aliviar as famílias o mais possível, no que respeita aos encargos com o acompanhamento em Psicomotricidade.